top of page
  • Foto do escritorNovakem

Concreto aparente: forma e funcionalidade

Você já parou para observar a personalidade do concreto aparente em uma construção? Mais do que uma estrutura sólida e robusta, o concreto aparente não é de hoje vem ganhando espaço no gosto dos arquitetos e projetistas pela sua aparência natural, rústica e atemporal e sendo e cada vez mais usado em projetos arquitetônicos como edifícios residenciais de design contemporâneo, espaços comerciais modernos, áreas e infraestruturas públicas.


Obra de infraestrutura pública feita em concreto aparente.
Obra de infraestrutura pública feita em concreto aparente.


O que é concreto aparente?


O concreto é o material mais consumido no mundo depois da água, e o concreto aparente é um tipo especial de concreto, onde o acabamento, a textura e cor original do material são mantidas visíveis após o processo de endurecimento. Isso é alcançado através do uso de moldes específicos, aditivos químicos especiais como o Hyperkem aditivo superplastificante ou técnicas de acabamento que revelam a superfície do concreto.


A partir do preparo, transporte e adensamento do concreto fluído produzido com os equipamentos convencionais das centrais dosadoras, o concreto é colocado em formas com desmoldantes especiais para posterior endurecimento. Após as etapas de endurecimento, o concreto aparente está pronto para ser aplicado em fachadas, bancadas, pisos, paredes em estruturas comerciais como lojas e restaurantes, museus, prédios públicos e obras de infraestrutura como pontes e viadutos.


Com destaque pelo acabamento, versatilidade e baixo custo de manutenção o concreto aparente tem ganhado espaço.



DW Semana do Design em São Paulo


De 14 a 24 de março aconteceu a 13ª edição da DW Design Week em São Paulo, um dos maiores eventos globais em arte, cultura e design urbano, dedicado em reunir profissionais do setor com objetivo promover a cultura do design e suas conexões com a decoração, arquitetura, arte, artesanato, urbanismo, inclusão social, diversidade, negócios, inovação, sustentabilidade e diversos outros temas da economia criativa.


O evento promoveu encontros e debates organizados por parceiros independentes, realizados de forma simultânea e integrados por um programa oficial.


Durante o DW Design Week em São Paulo, profissionais e entusiastas do design de todo o mundo discutiram as inovações e aplicações das novas tecnologias e mais uma vez o concreto aparente se mostrou como forte tendência no mundo do design arquitetônico e urbanístico.


Casa moderna em concreto aparente.
Projeto de casa residencial moderna feita em concreto aparente.


Quais as vantagens em usar concreto aparente?


Mais do que visual, o uso do concreto aparente é a combinação perfeita de forma e função. Sua versatilidade, durabilidade e impacto ambiental relativamente baixo o tornam uma opção atraente em diversas aplicações.


As vantagens da aplicação do concreto aparente incluem sua durabilidade, resistência ao desgaste e facilidade de manutenção. Essa durabilidade significa que há menos necessidade de substituição ao longo do tempo, reduzindo o tempo e investimento com manutenção e o desperdício de materiais.


O concreto aparente é frequentemente utilizado em áreas de alto tráfego devido a essas características. Sua estética industrial pode agregar valor estético a uma variedade de ambientes, desde residenciais até comerciais.


Além dessa versatilidade do material, os efeitos na natureza são minimizados pelo fato de que o concreto aparente geralmente requer menos energia para produção do que materiais alternativos, como o aço ou o vidro e dispensa a aplicação de tintas. Um dos fatores importantes para a produção do concreto aparente com as qualidades necessárias e a produção do concreto auto adensável com a escolha do aditivo superplastificante correto, essencial para que a obter os resultados de acabamento necessário.


A família dos aditivos superplastificantes Hyperkem oferece um ampla gama de produtos de alta performance associado aos serviços consultivos dos engenheiros especialistas da Novakem.

Comments


bottom of page