top of page
  • Foto do escritorNovakem

Qual a importância da diferenciação dos aditivos para concreto?

Atualizado: 22 de fev.

Aditivo para concreto
Bombeamento de concreto usando aditivos químico para concreto Novakem

Os aditivos para concreto desempenham um papel crucial na indústria da construção, melhorando as propriedades desse material tão versátil. Esses aditivos químicos são produtos, geralmente líquidos, adicionados ao concreto ou argamassa para melhorar suas propriedades durante a mistura, transporte, lançamento, endurecimento e desempenho final.


Com efeitos bastante positivo a longo prazo na durabilidade, resistência do concreto e sustentabilidade do meio ambiente.


Conhecer os diferentes tipos de aditivos e suas funções é crucial para otimizar o desempenho do concreto em diversas aplicações. Por isso a Novakem desenvolve produto customizados para cada aplicação e materiais dos clientes, buscando atingir o máximo desempenho e atender as mais exigentes especificações.


Abaixo descrevemos alguns dos tipos usuais utilizados no mercado:


Aditivos superplatificantes: são aditivos com alta redução de água ideais para a produção de concretos de alto desempenho (CAD) ou aqueles auto adensáveis, como concretos de parede.


Aditivos Mid Range: são uma classe intermediária de aditivos redutores de água que propiciam benefícios adicionais na produção de concretos de maiores resistências, pisos polidos e concretos fluídos.


Na linha dos aditivos plastificantes ou superplastificantes que melhoram a trabalhabilidade do concreto, reduzindo a quantidade de água necessária para atingir a consistência desejada a Novakem conta com uma ampla gama de produtos da família Polykem™ e Mid range: PKT™ e Hybrid K™ e os superplastificantes:  Superkem™ e Hyperkem™.


Os Aditivos Aceleradores reduzem o tempo de endurecimento do cimento, sendo úteis em condições de clima frio.


Aditivos Retardadores: Atrasam o tempo de pega do cimento, úteis em condições de clima quente ou quando é necessário um tempo de trabalhabilidade prolongado.


Aditivos cristalizantes: Reduzem a permeabilidade do concreto, tornando-o mais resistente à penetração capilar de água.


Alguns aditivos são utilizados para modificar a cor e a aparência do concreto, proporcionando aos projetistas e arquitetos mais flexibilidade no atendimento de requisitos estéticos específicos permitindo a personalização estética.


Em projetos críticos, é aconselhável consultar especialistas em materiais de construção para garantir a escolha adequada de aditivos e sua aplicação.


Certos aditivos, como materiais cimentícios suplementares (SCMs), contribuem para a sustentabilidade ao utilizar subprodutos residuais de outras indústrias e reduzir a pegada de carbono geral da produção de concreto.


Em resumo, o uso de aditivos para concreto é essencial para conferir certas  propriedades ao concreto para atender aos requisitos específicos do projeto, melhorar o desempenho e enfrentar os desafios associados aos materiais, técnicas de construção e redução do impacto ambiental na cadeia da construção civil.



E qual a solução que você busca para sua empresa? Saiba mais sobre os aditivos Novakem, fale conosco. 

コメント


bottom of page