top of page
  • Foto do escritorNovakem

Concretagem em clima quente: desafios e soluções para reduzir os efeitos do calor sobre o concreto

Atualizado: 23 de nov. de 2023


Caminhão betoneira rodando sob forte calor
Caminhão betoneira rodando sob forte calor

Com os eventos climáticos adversos cada vez mais frequentes e ondas de calor impactando projetos de concretagem, é crucial entender os efeitos do calor sobre o concreto e como as altas temperaturas podem afetar a sua qualidade. Altas temperaturas podem acelerar a hidratação, causar perda de água, retração térmica e até mesmo formação de fissuras.


O concreto é constituído basicamente por cimento, água, areia, brita e aditivos. O endurecimento do concreto ocorre quando se inicia a reação entre o cimento e água. Essa reação libera calor de dentro para fora (reação exotérmica), chamada de calor de hidratação. A temperatura do ambiente influencia este calor, e em dias de alta temperatura o calor de hidratação fica muito elevado, o que acaba aumentando a evaporação da água e retraindo o concreto, podendo surgir fissuras na superfície.


O aditivo estabilizador de hidratação, como o Hydrakem™, é um produto que controla as reações de hidratação inicial do cimento. Ele permite um controle previsível sobre o comportamento do concreto no estado fresco e seu endurecimento, promovendo uma melhoria na manutenção do abatimento durante o transporte quando utilizado para essa finalidade conjuntamente ao aditivo polifuncional de linha.


Este aditivo pode ser usado para reaproveitar a água de lavagem armazenada no interior dos caminhões betoneiras, proporcionando uma reciclagem segura da água para novas produções de concreto, sem efeitos adversos sobre a pega e endurecimento do novo concreto. Isso contribui para uma forma sustentável de reaproveitamento dos recursos não renováveis, diminuindo o impacto ambiental da produção do concreto, principalmente nos grandes centros urbanos.


Além disso, é possível reaproveitar o concreto não utilizado através da estabilização do mesmo com uso do Hydrakem™ por períodos de algumas horas ou até 72 horas de forma previsível e segura. Ele é recomendado para ser utilizado como aditivo estabilizador de água de lavagem para reuso dos caminhões betoneiras.



Caminhão betoneira trabalhando sob forte temperatura
Caminhão betoneira trabalhando sob forte temperatura

Os aditivos estabilizadores são normalmente utilizados para que um concreto fresco não seja perdido devido a algum problema na obra que impeça a concretagem.

A Novakem, líder em aditivos para construção civil e mineração, traz soluções tecnológicas e inovadoras para enfrentar condições de temperatura adversas.


O Hydrakem™ é um aditivo estabilizador de hidratação que permite estender os tempos de manutenção de abatimento e pega dos concretos em climas quentes.


O aditivo Hybrid K™ proporciona alta resistência final pelo seu efeito de alta redução de água e controle sobre a hidratação inicial do cimento, usado para otimizar o consumo do cimento em concreto com maior resistência.


A Novakem está comprometida em desenvolver e garantir a qualidade dos produtos através da parceria com os clientes, independentemente dos desafios climáticos. Vamos construir juntos, resistindo ao calor e entregando resultados excepcionais.


Quer saber mais sobre os aditivos Novakem, fale com nosso time comercial

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page