top of page
  • Foto do escritorNovakem

O que esperar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28)


cop28 em dubai
COP28 em Dubai

Começou na última quinta (30) a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), que acontece de 30 de novembro a 12 de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O presidente do Brasil participou nos dias 1 e 2 de dezembro, durante a reunião de cúpula com 140 chefes de Estado e de governo. O Brasil terá uma delegação com cerca de 1,5 mil participantes da sociedade civil, de empresas privadas, do Congresso Nacional, de governos estaduais e do governo federal.


As COPs são eventos importantes nos quais os líderes mundiais, negociadores e especialistas se reúnem para discutir estratégias e ações globais para enfrentar as mudanças climáticas. Os tópicos discutidos geralmente incluem a implementação de acordos climáticos anteriores, metas de redução de emissões de gases de efeito estufa, financiamento para países em desenvolvimento, adaptação às mudanças climáticas, transferência de tecnologia e outros temas relacionados.


A conferência ocorrerá em dois diferentes sítios:


A Zona Verde será um espaço onde a ação coletiva poderá transformar a política climática em resultados concretos. A missão da COP28 na Zona Verde é traduzir insights e ideias em impactos significativos.


A Zona Azul acolhe as negociações formais no centro da COP28. É aqui que os líderes mundiais, os políticos seniores do clima, os cientistas e os conselheiros se reúnem com uma causa comum.


Na construção civil procuramos entender o impacto ambiental de um projeto como um todo e identificar oportunidades de melhoria. E é envolvendo todas as partes interessadas (engenheiros, arquitetos, clientes e trabalhadores da construção) na conscientização sobre práticas sustentáveis e a importância de implementá-la em cada etapa da construção.


Ao combinar várias dessas abordagens, é possível tornar os projetos com concreto mais sustentáveis, reduzindo o impacto ambiental da construção civil e promovendo a preservação dos recursos naturais para as gerações futuras.


É com essa responsabilidade que a Novakem incentiva a utilização de produtos químicos customizados para a indústria buscando a redução de emissões de CO₂ neutras (Net Carbon Zero).



Comments


bottom of page